quinta-feira, 31 de março de 2016

Ideologia como verdade I

O que é ideologia? Para começo de conversa, nós como humanos dificilmente conseguimos lidar com a realidade de maneira direta, ainda possuímos a necessidade de dar um sentido à nossa existência, para isso construímos estruturas a nível inconsciente das quais podemos extrair um significado sobre o que é "certo" e "errado", inclusive até o que é "bonito" e "feio", etc.

O filósofo Slavoj Zizek no seu filme "The Pervert's Guide To Ideology", ao analisar o filme "They Live", fala basicamente que quando achamos que estamos fugindo da realidade por meio de nossos sonhos, precisamente neste momento nós estamos dentro da ideologia. Essa ideia nos mostra que nossos sonhos não são apenas nossos, isto é, não funcionam de maneira independente e autônoma, mas nós sonhamos como uma maneira de construir algo que nos dê um significado transcendente para as nossas vidas.

Antigamente o significado primordial, a verdade absoluta, era advinda da ideia de Deus. Hoje em dia esse significado embora ainda muito presente, vem sendo substituído por outro sonho, o sonho do Indivíduo dentro do conceito do Capitalismo Global, isto é, penso que falamos da concepção de indivíduo pela concepção burguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário