quinta-feira, 31 de março de 2016

Ideologia como verdade II

O indivíduo burguês contemporâneo

Hoje em dia há uma frase muito em voga que demonstra a ideologia vigente de uma maneira ímpar: "basta ser você mesmo", essa frase é usada como uma mantra para qualquer situação na qual o indivíduo se encontre em dúvida. Porém esta aparente edificante e libertadora frase esconde seus males, ela gera neurose na pessoa, pois a pergunta inconsciente que vem logo após e atormenta o indivíduo é: "quem sou eu?".

A resposta dessa pergunta é para dizer o mínimo difícil, entretanto o ser tenta encontrar a resposta dentro dos sonhos vigentes na sociedade. Qual o sonho mais em voga atualmente no mundo? Um sonho que remete a primeira pergunta, o sonho de querer ser alguém. Alguém que "curta" a vida, mas também faça seus "deveres" perante a sociedade, encontramos esse exemplo nos bilionários que conseguiram "ganhar o jogo" e aproveitar a vida mas também "fazem a sua parte" ajudando as crianças na África e criando slogans sobre como mudar o mundo.

Valores religiosos e culturais também permeiam o sonho de nossa cultura, por exemplo, o machismo é ruim não só para as mulheres que tiveram (e ainda têm) seus direitos dilacerados por preconceito e estupidez, mas também atinge os homens, pois o homem pensa que para que ele seja "alguém" precisa ser o "cafajeste", ou mais recentemente, o "pegador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário