segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sobre coisas que precisamos saber

Parte II

Quando pensamos em política, logo ligamos o tema à crise econômica, partidos, governo e corrupção, mas seu real significado vai muito além de tudo isso. No dicionário, encontramos dentre as definições mais relevantes: sf. 1. Conjunto dos fenômenos e das práticas relativos ao Estado ou a uma sociedade. 2. Arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos. Em resumo, política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

A definição oferecida pelo dicionário, apesar de atual, não demonstra por completo o que é a política de modo mais palpável. Somos inseridos em um sistema (político, econômico e social) que define nossas ações enquanto indivíduos. Devíamos ensinar as pessoas que aquilo que consumimos é política. Os alimentos que são destinados a nós, cheios de agrotóxicos para gerar lucro ao agronegócio, é política. As roupas que compramos, feitas através de mão de obra escrava para que as empresas faturem, é política. Os telejornais que assistimos e que são vinculados a esquemas entre empresas e políticos, limitando a informação, é política. O projeto educacional e o baixo investimento que as escolas públicas recebem, é política. O sucateamento da saúde pública que nos força a aderir planos privados e atende os interesses dessas empresas, é política. Todas as nossas ações, sejam elas de caráter consumista ou ideológico, fazem parte de um sistema político e interferem direta ou indiretamente nele. E você deve estar se perguntando, que sistema é esse?

O nosso sistema político atual é o sistema capitalista. Ele é quem rege e define cada questão que nos envolve. No dicionário, temos a seguinte definição: sm. Econ. Sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços. 

O capitalismo é, portanto, um sistema que gira em torno do capital, baseado em classes antagônicas que existem para sustentar a organização da propriedade privada, aquilo que Karl Marx, filósofo alemão do século XIX e um dos principais autores sobre o assunto, vai chamar de relações de produção, cujas classes que exercem essa relação são chamadas de burguesia e proletariado, ou ainda, classe capitalista e classe trabalhadora, respectivamente, aqueles que possuem o meio de produção e aqueles que vendem sua força de trabalho, tornando-se assalariados. Uma vez que detém o poder econômico e, consequentemente, o poder político, a burguesia se constitui como classe dominante, ao passo que o proletariado se configura como classe dominada.  

E o que isso tem a ver com a política atual? Podemos perceber que esse sistema capitalista é o principal responsável por toda a estrutura da sociedade, da economia e da política vigente. Não é por acaso que tudo o que foi colocado anteriormente compactue com esse sistema e exista à serviço dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário